Da mesma forma, na vida assim como na prática de Yoga, a respiração é o primeiro vinyasa de expansão e contração contínua em torno do qual nós formamos uma dança unificadora de prana (energia vital). Cada inspiração se torna a próxima expiração, que se torna a próxima inspiração. O vinyasa unifica o movimento da respiração ao movimento do corpo e ao movimento da mente, criando uma experiência pulsante, unificadora de presença viva que chamamos de flow.
Como método da prática de Yoga, o Vinyasa Flow conecta nossa experiência no tapetinho, passo a passo (krama a krama), unificando nosso ser (corpo e mente) progressivamente, do asana base ao asana nobre, do anamayakosha (corpo material) ao anandamayakosha (corpo de bem aventurança), de nossa respiração inicial ao savasana (postura de relaxamento) final. A união desses passos ou kramas são o que criamos não somente como uma sequência curativa e coerente de Yoga, mas também uma maneira intensamente integrada de estar no mundo, onde interrompemos o modo de ver as coisas em “preto e branco”, “bom ou mau”, “objetivo ou não objetivo”. Vinyasa é o princípio unificador, evolucionário e criativo do flow, que é a essência de nossa prática de Vinyasa Yoga.
Dicas para uma boa prática de Vinyasa Flow Yoga:
- Escute seu corpo como origem de sua prática de Yoga.
- Torne a Respiração Visível: una a respiração com o movimento de seu corpo.
- Vinyasa Krama: passe de asanas simples a complexos, de posturas base para posturas nobres.
- Respeite o Santuário de Seu Corpo: aprenda a conduzir sua prática de forma gradual com sabedoria e ahimsa (não violência) em relação às suas próprias necessidades. Se você estiver se extenuando ou tendo problemas com a respiração, volte ao krama (passo/estágio) anterior do asana ou simplesmente pare um pouco para repousar antes de mergulhar novamente no flow.
Fora do tapetinho
A arte de incorporar Yoga no dia a dia – ou mesmo de tornar-se um professor de Yoga – é uma jornada profundamente pessoal, que nos retorna a conexão autêntica com nosso próprio ser e ao comprometimento de incorporar seu próprio potencial criativo, “seu Yoga”, sua arte, e permitir que esta encontre sua expressão no mundo. Assim, a prática de Vinyasa Flow Yoga pode despertar em você essa arte de viver e de curar e supri-lo com ferramentas essenciais para que prospere, pondo em prática e realizando seu mais profundo potencial “on and off the mat”. Comece onde você está, os pré-requisitos são empatia e bom humor.
Fonte: Vinyasa Flow Yoga por Micheline Berry
Venha praticar Vinyasa Flow Yoga conosco!
Aulas de Vinyasa Flow Yoga com Cristina Alves.
Segundas e quartas às 08h30 e às 11h00,
à partir de 23 de fevereiro no Núcleo Shanti Shala.
Cristina Alves utiliza o método de Vinyasa Flow Yoga de Micheline Berry.
Agende uma aula experimental!