Os movimentos corporais não acontecem pela ação exclusiva dos músculos, já que ossos e articulações participam da ação.
A Eutonia propõe a ampliação da consciência óssea e articular como recurso ativo e essencial no processo de aprendizagem do equilíbrio de tensões.
Quando aprendemos a nos movimentar com esta consciência, acionamos a musculatura a partir do que chamamos nas aulas de INTENÇÃO ÓSSEA, ou seja, da intenção de movimentar-se a partir do foco da atenção sobre um ou mais ossos articulados entre si. Acionamos com a mesma intenção, direção e força, todos os músculos relacionado a cada osso. Esta prática promove HARMONIZAÇÃO DE TENSÕES E MAIOR FLUIDEZ MOTORA, COM MENOR GASTO ENERGÉTICO do que quando se faz o caminho contrário, ou seja, nos cansamos mais rápido e temos menor controle sobre os movimentos quando nos movimentamos com consciência focada apenas na contração muscular.
Além de possibilitar reorganizações de funções estruturais e dinâmicas, o aprendizado da consciência ósteo-articular na Eutonia também influencia o equilibrío de outros aspectos, como por exemplo a confiança em si mesmo, a identidade e a imagem corporal do aluno, já que entende os ossos e as articulações como elementos VIVOS E SIMBÓLICOS, participantes da interação entre processos orgânicos, psíquicos e emocionais.
“Viver é afinar o instrumento
de dentro pra fora, de fora pra dentro.
A toda hora a todo momento,
de dentro pra fora, de fora pra dentro (…)”
Trecho da canção “Serra do luar”, de Walter Franco
Aulas de Eutonia em grupo no Núcleo Shanti Shala, clique aqui para saber mais.
Gabriela Fernandes de Jesus, Eutonista formada pela Escola Brasileira de Eutonia
Sou educadora e terapeuta corporal, e também trabalhadora portuária, iogue, dançadeira, brincante e mãe coruja! Levo para a sala de aula o que apreendo em minha experiência diária do que nos propõe a Eutonia: o desenvolvimento de atitudes saudáveis e flexíveis no COTIDIANO.
Acredito que o aprimoramento da sensibilidade é indispensável para um vida saudável e feliz… Para isso, vivencio e convido à Eutonia através do Movimentar, do Observar, do Sentir, do Cuidar e do Brincar, não necessariamente nesta ordem!
Este é um aprendizado que me encanta por nos fazer olhar com atenção e cuidado para nosso dia a dia… e por isso é tão transformador!
Sejam todos bem vindos!
Gabriela Fernandes de Jesus